quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Torneios Medievais

Conhecidos pelo nome de justas, esses torneios eram combates travados com armas especialmente modificadas para minimizar ferimentos.

O cavaleiro tinha que derrubar o oponente com um golpe de lança numa arena sem cair do seu cavalo.

Realizadas em momentos de paz, as justas ajudavam a manter o treino do cavaleiro e permitiam-lhe manifestar a sua bravura fora da guerra.

Estes combates eram vistos também como uma oportunidade para resolver conflitos entre inimigos e, em alguns casos, uma forma de recuperar a honra ferida por alguma ofensa.


A partir do século XII, as justas tornaram-se verdadeiros torneios desportivos com o surgimento de uma série de regras para determinar o vencedor.
Os combates passaram a ser realizados em feiras, atraindo multidões de espectadores.

Por volta do século XIV, os torneios tornaram-se eventos tão sofisticados que incluíam festas, bailes, banquetes e outras cerimónias.
Eram excelentes ocasiões para jovens cavaleiros encontrarem raparigas, selando alianças pelo casamento entre poderosas famílias feudais.

Mas, com o inicio do uso da pólvora no Ocidente, as justas entraram em decadência, as armas de fogo mudaram drasticamente a maneira de lutar e o avanço da tecnologia militar tornou inúteis as pesadas armaduras usadas pelos cavaleiros do período medieval.

1 comentário: